EVANGÉLICOS X CAMINHO DAS ÍNDIAS
E-mail que recebi
Ainda me recordo quando estava no Brasil me preparando para ir à Índiaa quantidade de livros e artigos na internet que tive de estudar paranão ser tão ignorante da vasta cultura que teria de enfrentar pelafrente. Percebi que por onde ia, difícilmente encontrava alguém que pudesse me adicionar algum conhecimento prático do que realmente é a Índia. E ainda hoje para a maioria de nós brasileiros este sub-continente é um mistério cercado de lendas e mitos.
Quando cheguei a Índia, verifiquei que todo meu conhecimento vindo dos livros e horas na frente de um computador pouco me ajudaram. E hoje depois de quase 4 anos neste país continuo um aprendiz, e cada vez mais me convenço que poderei viver aqui por décadas e não compreenderei toda esta diversidade que me cerca.
Nos últimos meses tenho recebido e-mails e até mesmo ligações de pessoas de várias partes do Brasil empolgadas me contando da novelaque a globo lançará com uma estória baseada na Índia, com o título "Caminhos da Índia". Começei investigar qual seria a trama da novela equais seriam os pontos de exploração usados.
Não para minha surpresa descobri que será uma novela totalmente voltada para a divulgação do hinduísmo no Brasil. Para quem não sabe, grande parte da população da Índia é hindu. O hinduísmo é uma religião politeísta com seus mais de 33 milhões de deuses, que são adorados dasmais diversas maneiras.
Quando o telespectador brasileiro ligar sua televisão para ver essa novela, estará abrindo as portas de seu lar, sua mente e coração para receber toda a influência do culto e adoração dado a estes deuses eseus mantras, rituais, sacrifícios e oferendas.
Óbviamente não posso escrever esta carta de uma maneira convincente a todos os telespectadores brasileiros, pois cada um acredita no que quer e ver e recebe o que bem entende.
Mas de uma forma bem específica posso alertar que nós os cristãos comprometidos podemos fácilmente fazer com que essa novela seja um fracasso. O que não seria fazer passeatas, abaixo assinado, greve defome, etc... Isso sinceramente não resolve nada. A forma mais simples e eficaz seria primeiramente e principalmente sermos sinceros e sensatos e não assistirmos essa novela. Não conectarmos nossos televisores a este canal no momento em que estiver no ar este proselitismo explícito da religião hindu em nossos lares. Não podemos compactuar com esta maldição que está prestes a invadir nossas casas.
Não é hora de sermos hipócritas! Os evangélicos brasileiros são noveleiros SIM!!! Fiz questão de não trazer estatísticas para provar oque estou falando. No fundo sabemos que o povo evangélico é um dos grandes responsáveis pelo sucesso que as novelas "globais" e não"globais" fazem no país. Por que nós somos um dos principais consumidores desse lixo que é vendido em nossos televisores 6 vezes por semana.
Somos mais de 35 milhões de evangélicos no país, se contarmos que somente 10% deste número seja noveleiro ( o que acredito ser muitomais) e aderirem ao boicote, serão mais de 3 milhões e 500 mil pessoas que não assitirão esta novela e farão que ela seja um fiasco de audiência.
Conclamo vocês meus irmãos a não compactuarem com isso. Não sejam responsáveis por tamanho mal a nossa nação, não seja um patrocinadorda obra de satanás. Essa novela não pode trazer nenhum benefício para sua vida, pelo contrário estará contaminando o ambiente familiar de sua casa com mensagens demoníacas e tão pouco servirá como uma fonte de conhecimento de outra cultura. Não veja essa novela, faça que elaseja um fracasso e saia do ar. Nós temos a força, só basta fazermos nossa parte. Repasse para todos os seus contatos cristãos. Unidos podemos. Que o Senhor os dê graça e sabedoria.
Shakti
________________________________________________
Este e-mail é uma comunicação-alerta sobre a novela da globo: Caminho das Índias, conclamando os evangélicos não a assistirem. A tal comunicação-decreto revela a superficialidades que os evangélicos tratam a questão, por duas razões:
1. Acreditar que a mundança do comportamento se dá pelo decreto Os evangélicos acreditam que a mudança que deve ocorrer na vida dos seus seguidores é pelo decreto: “não assistem”, “não vejam”, “não toque”, “não provem”, essas regras têm de fato, aparência de sabedoria e espiritualidade, porém revela uma profunda religiosidade impregnada nas igrejas evangélicas, eles ainda não entenderam que tais severidades não conseguem refrear os impulsos da carne, na verdade isto provoca uma pulsação para fazer o que foi proibido.
Uma instituição religiosa evangélica que diz seguir Jesus e que precisa decretar para que não assiste determinada novela ou programa televisiva, no minímo há alguma coisa errada, que coisa? Por que o evangelho não está para decretar e nem dizer para quem quer que seja o que deve fazer ou deixar de fazer. Os evangélicos ainda tem a uma visão controladora, de que seus líderes precisam dizer quais são os passos que os seus fiéis devem seguir. Mas eles não ficam atentos ao que Paulo ensinou: ”Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica” Eu devo saber para mim mesmo o que a mim convêm e edifica, como saberei? pela minha própria consciência, mas essa consciência é formada a medida que vou sendo formado na Verdade e também sendo transformado por ela, pois o Evangelho está para realizar o novo nascimento, sendo nascido de novo possa crescer e amadurecer na graça, para caminhar com as suas próprias pernas. Cada vez mais fica comprovado que muitas das pessoas que entram na igreja não é por que nasceram de novo, mas sim, por que aderiram um movimento religioso, que diante das opções apresentadas, cada um tem a possibilidade de escolher qual o grupo quer fazer parte e qual deus quer seguir, como não há transformação é preciso decretar. Neste caso ela não difere de outras religiões pois os seus códigos morais são os mesmos, eles de fato são moralistas.
2. Para eles é preciso combater o politeísmo. Quem fica preocupado com quem outros crêem esquece de olhar para sim mesmo, infelizmente no meio evangélico há idolatria e politeísmo, pois é apresentado vários deuses: deus bancário, deus curandeiro, deus cupido, deus policial, deus empregador, deus papai noel, mas esses deuses só age se a ele for apresentado as oferendas (ir ao culto, dá o dízimo, fazer longas orações e jejuns, fazer todos os tipos de campanhas). Eles dizem: “Quando o telespectador brasileiro ligar sua televisão para ver essa novela, estará abrindo as portas de seu lar, sua mente e coração para receber toda a influência do culto e adoração dado a estes deuses e seus mantras, rituais, sacrifícios e oferendas”. Mas eles já têm as práticas-crênças daquilo que eles combetem, vejam os seus rituais, seus sacrifícios e oferendas. Pergunto: Quem são eles para combater o politeísmo e as crenças pagãs?
Algumas considerações: A globo faz o que faz por que tem interesses financeiros e ibope, que sempre manipula e pior que ela determina o tema do dia, isto é, o que se deve discutir no trabalho, na rua, no cabelereiro, na escola, etc. Mas ela apresenta o que apresenta para reproduzir a subjetividade equivocada que há no ser humano, o qual ele deseja ver e viver e, neste caso específico o que estou dizendo que a novela é produto final, ela é o efeito, ela é o resultado da crença subjetivo do homem como assim vejo na igreja, assim que existem vários tipos de novelas há também várias igrejas. O problema não é novela, o problema é o homem, ele sim, precisa de transformação, de novo nascimento, de uma nova consciência, de novo caminhar; assim sendo, teremos realidades melhores, menos hipócritas, mais pessoas realistas, ter ação provocado pelo bom senso.
Mas o povo evangélico é constante massa de manobra, pois é um povo que não sabe ler bem, por não saber, não pensa corretamente, não crer corretamente, não questiona, não confere o que deve ser conferido, é um povo que reproduz as crênças já institulionalizada pela igreja. Ai fica essa luta de quebra de braço: quem tem mais audiência, quem rebanha maior grupo, quem lota a Av. Paulista: Os gays com sua passeata ou os crentes que marcham para “Jesus”. Sem falar a concorrência que existem entre as igrejas evangélicas.
A globo é manipuladora? certamente que é, mas não vejo como os evangélicos sejam diferentes, o que me asssusta não é a globo ser o que é, mas sim, a igreja não ser que deveria ser, pois Jesus nos disse que devemos exceder a justiça dos escriba e fariseus, da qual o evangélicos ainda não chegaram lá.
Sou da opinião que se deve assistir menos tv, pois ela tem muito pouco a oferecer, mas está decisão só acontece na medida que o ser se propõe a se desintoxicar dessa pratica viciante. Mas é preciso trilhar caminho de pedras, pois se estabelecerá conflitos, angustias e a crise no ser, é preciso permitir a transformação no ser, é preciso cair em si, pois a verdade a gente aprende na Vida e a Vida acontece no Caminho. Ai sim, saberemos o que assistir, saberemos o que convêm e o que edifica, portanto este é o caminho relativizado do caminhante que caminha no Caminho
Despeço-me Naquele que o Caminho é o Senhor Jesus Cristo
Samuel Cordeiro